O presente projeto foi elaborado pelos seguintes professores da Escola Municipal Severino Lucas da Silva e da Escola Municipal Luciana Leite de Sousa, do Município de Camalaú-PB.
- Ana Suene da Silva Batista
- Judite Queiroz Neles
- Maria Aparecida Leite Aureliano
- Maria Risoneide Raposo
- Maria do socorro V. Leite
- Nailda Ferreira de Sales
- Naldi Ferreira de Sales
- Selma Maria Lima da Costa
TEMA: ALIMENTAÇÃO DOS SERES VIVOS
SÉRIES: ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
DURAÇÃO: DUAS SEMANAS
JUSTIFICATIVA
A partir de uma conversa com os alunos para tomar conhecimentos dos conteúdos que esses tinham interesses/curiosidades de saber mais, começamos a desenhar o projeto. Elencamos diferentes conteúdos a ser trabalhados sobre “Alimentação dos Seres Vivos”. Portanto o nosso projeto irá trabalhar nas turmas do Fundamental Inicial , tendo como principais conteúdos : Alimentação Saudável: A Importância das Frutas, Legumes e verduras em nossa alimentação, Cadeia Alimentar e Pirâmide Alimentar.
OBJETIVO GERAL
- Conhecer as relações alimentares entre os seres vivos e a importância dessses alimentos para cada um.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conscientizar os alunos para uma alimentação saudável;
- Reconhecer a importância das frutas, legumes e verduras na alimentação;
- Distinguir legumes e verduras;
- Conhecer a importância do papel das cadeias e teias alimentares no ecossistema;
- Discutir as relações entre produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar:
- Conhecer os níveis e grupos de uma pirâmide alimentar;
- Valorizar o alimento oferecido na escola;
- conhecer um cardápio nutricional.
DISCIPLINAS E CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
CIÊNCIAS
- Alimentação Saudável
- Cadeia Alimentar
- Pirâmide Alimentar
LÍNGUA PORTUGUESA
- Diversidade textual
MATEMÁTICA
- Números e Operações
- Tratamento da Informação
EDUCAÇÃO FÍSICA
- Expressão corporal
RECURSOS UTILIZADOS
Didáticos:
- Quadro-de-giz;
- Cartolina;
- Papel sulfite;
- Barbante:
- Régua;
- Revistas para recorte;
- Fita adesiva;
- Lápis grafite ;
- Caneta esferográfica;
- Lápis hidrocor;
- Giz;
- cola;
. Isopor.
Tecnológicos:
- Computador com internet;
- TV;
- CD;
- Micro systen;
- Jogos online.
ESTRATÉGIAS (PROCEDIMENTOS):
- Problematização para conhecer o conhecimento prévio dos alunos;
- Jogos e brincadeiras;
- Dinâmicas;
- Experimentação de receitas;
- Utilização da internet para pesquisa;
- Leitura e produção de textos;
- Músicas;
- Mapa conceitual;
- Elaboração do caderno de receitas;
- Construção de uma maquete.
AVALIAÇÃO
A avaliação é essencial no ensino-aprendizagem. O professor deverá ficar atento a participação, interesse e o desenvolvimento dos alunos durante as atividades realizadas, isto é, o professor deve observar e registrar o que realmente os alunos aprenderam e as dificuldades que sentiram, pois só assim poderá realizar outras estratégias para suprir tais dificuldades.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES | TEMPO DE DURAÇÃO |
Elaboração do projeto | 11/07/2011 à 12/07/2011 |
Elaboração do Plano de Aula | 11/07/2011 à 13/07/2011 |
Desenvolvimento das Atividades Planejadas | 13/07/2011 à 25/07/2011 |
Avaliação dos Trabalhos de Pesquisa dos alunos | 20/70/2011 |
Avaliação do Projeto | 25/07/2011 à 28/07/2011 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário